10/03/2013

Último dia com 18


Hoje é o meu último dia com 18 anos.. e não queria.. não quero crescer.
Este ano foi decisivo para mim. Com ele veio a maturidade, a liberdade e as escolhas difíceis, mesmo difíceis que nos marcam para sempre.
A decisão mais importante e difícil que fazemos com esta idade é a escolha do nosso curso. Com 18 anos acaba o ensino secundário, fazem-se os exames nacionais que são fulcrais na nossa vida e na via que o nosso futuro vai tomar e, de seguida, faz-se então a escolha.
Eu não estava preparada para escolher e não sabia bem o curso que queria, logo, saiu asneira. É muita pressão e pouco tempo para refletir no que queremos para nós, para o resto da nossa vida.
Passei por experiências mesmo novas e boas para mim, como morar sozinha noutra cidade, ter de viver à minha maneira e de arranjar a minha vida, conhecer pessoas novas e locais e conhecer o ensino superior bem como a vida praxística.
Por um lado é bom termos o nosso próprio espaço, sermos independentes, aprender a viver por nossa conta, conhecer sítios novos e vivenciar novidades.
Por outro lado parece que somos muito pequenos, que não conhecemos ninguém, que não temos quem nos apoie e sentimo-nos perdidos por vezes.
Queria voltar atrás quando tudo era simples, na infância, em que eu dizia que queria ser grande. 
Agora sei como a vida é difícil, mas se me aconteceu o que me aconteceu foi por alguma razão. Para eu aprender e tirar algumas lições.
Por agora, ainda estou a tentar dar rumo ao meu futuro, e espero que resulte. Há muito trabalho a ser feito e as expectativas são muito altas.
Agradeço a quem esteve e está sempre comigo e espero continuar a partilhar com eles muitos momentos bons e que as grandes amizades continuem.
Não gosto de aniversários, não gosto de pensar que o tempo passa nem que às vezes é mal aproveitado.