17/06/2013

Pensamentos: e agora?

Ontem à noite a fazer a revisão sentia-me cansada e pensava: "tenho que rever mas também tenho de dormir", "não vou conseguir rever tudo o que quero em tão pouco tempo".
O cansaço venceu-me e adormeci.
Hoje acordei estranhamente calma. Até me sentia bem, comparando à dois dias atrás em que acordei nervosa.
Li umas coisas que me faltavam e lá me preparei.
Nem me apetecia comer mas lá fiz umas torradas e um café com leite e nem me dei ao trabalho de por maquilhagem.
O meu irmão levou-me de carro e deixou-me ao pé da escola secundária. Lá me aproximei e vi um jornalista à entrada da escola mas pareceu-me tudo normal: os alunos estavam à entrada, até ouvi um contínuo a dizer que iam haver exames, muita gente estava no local onde estavam afixados os nomes e as salas de realização e as pessoas iam-se deslocando para as entradas das respetivas salas. Foi aí que senti muita tensão e nervosismo. Eu não sei porquê senti vontade de chorar mas aguentei. Talvez pela pressão e por ele ser tão significativo.
O tempo foi passando e os estudantes chegando. Uns diziam que não íamos ter, que numa escola já se tinham ido embora mas que noutra desta cidade iam ter.
Eu lá permaneci a ver o que se ia passar.
Normalmente costuma-se entrar na sala às 9.15 / 20 para preencher os cabeçalhos e receber as recomendações. Foi aí que me apercebi que não íamos fazer exame, quando já eram 9.20h.
Quando tocou às 9.30h ouviu-se uma alegria geral e tudo se começou a ir embora.
Lá fora estavam professores e um jornalista da RTP1 a entrevistar pessoas.
Ouvi coisas do género " o exame vai ser dia 2 de julho ".
Lá me fui embora preocupada a pensar o que ia ser da minha vida. 
Doia-me a cabeça e vim dar a notícia à minha mãe.
Foi então que me deparei com estados no Facebook que me deixaram um pouco em choque...já sabíamos que numas escolas provavelmente se iriam realizar exames e em que noutras não. Agora o absurdo e ridículo é Dentro de uma escola metade fazer e metade não fazer !! Aonde é que está a igualdade que conquistámos..? Não percebo! E outro aspeto: Se o exame é nacional, tem de ser feito a esse mesmo nível! Ou fazem todos os alunos ou nenhum, pelo menos é assim que penso.
Com isto terão de ser feitos novos exames que serão diferentes obviamente!
E com estes atrasos, pior será para fazer as candidaturas! 
Espero ansiosamente por novidades.

Rita
17-06-2013