16/06/2013

Pensamentos: exames, faculadade e futuro

I'm fucking nervous and I have to express this.

Aqui estamos nós, dia 16 de junho de 2013, um dia antes do exame de português de 12º ano.
Sim, esse exame que é fundamental nas nossas vidas e que estraga futuros (pelo menos o meu estragou). Acontece que esse pestinha não me deixou entrar no que queria o ano passado. Is it a big deal? Talvez sim, talvez não. Sim porque soube da pior maneira que não tinha entrado, através daquela notícia da sic que saiu antes do tempo e me deixou desvastada. E não porque gostei do ano, da experiência que ganhei e das pessoas que conheci.
Mas vais mudar de curso? Não tens pena de perder um ano? Olha que vais ser muito feliz no curso em que estás. Eu não queria este curso mas vou ficar. Perguntam e afirmam.
Sim, eu vou mudar de curso e não me importa realmente ter "perdido" um ano, um ano nunca se perde e vai-me ser útil o que aprendi.
Foi ridículo ter estado em sociologia a pensar que era parecido a psicologia e afinal não era.
Sim, eu quero psicologia.
Mas agora é que vem ao de cima o tema deste post - o exame de português. Se o ano passado o 14 que consegui com ele não chegou, este ano não sei se terei melhor nota. Nem eu nem os alunos deste país sequer sabemos se amanhã teremos exame, com as confusões instaladas. Isto acresce para a pressão e nervosismo que sentimos: o que será que vai sair? será fácil? que nota vou ter? vou conseguir entrar no que quero?
Isto é difícil de gerir com os exames da faculdade, principalmente porque tenho um amanhã que em princípio só farei em recurso pois é impossível chegar à FLUP a tempo e porque eu agora só me tenho focado no português.
"Vai correr tudo bem", dizem-nos, mas não é tão simples assim. Para correr bem temos de nos esforçar e de ter sorte também.
Acredito que muitos sonhos fiquem para trás e esta ansiedade e medo são enormes.
O futuro é incerto e não sabemos o que esperar.

Rita

16-06-2013