20/08/2014

Sobre a entrada no ensino superior.

Esta nova etapa da vida das pessoas devia ser vivida com entusiasmo e de forma positiva mas muitas vezes as coisas não se passam assim.
Falo por experiência própria dado que no meu ano de entrada na faculdade interiormente sabia que seria difícil entrar em Psicologia na UP e ainda por cima tinha pessoas a desanimar-me ainda mais.
Só eu sei o que foi passar um ano num curso que não gostava, a sentir-me perdida sem saber o que fazer.
Felizmente tive pessoas que me ajudaram e a esses devo-lhes agradecimentos. Por acreditarem em mim e me auxiliarem durante o processo da mudança de curso, antes, durante e depois.
Foi a maior alegria quando entrei por mudança de curso mas nem tudo é doce. O curso tem cadeiras tramadas como todos os cursos devem ter, e isso desanima-nos e deixa-nos com menos vontade e força.
Com isto tudo quero dizer que o nosso país comparado a outros é uma tristeza nesta área em concreto. Na Suiça, por exemplo, todos os alunos podem ir para o curso que querem, enquanto que aqui é tudo por médias. Isto irrita pois uma simples nota de um exame condena a nossa vida toda.
Mas bem, este post é suposto ser para os futuros universitários. Quero-vos dizer para não cederem a pressões por parte de pais e outros familiares, façam as vossas próprias escolhas em termos de curso! Ouço toda a gente a dizer que agora tem de se escolher bem o curso, mas se forem bem a ver todos os cursos estão mal. O que importa é o vosso gosto e paixão e esperemos que corra tudo bem a toda a gente. Ninguém nos conhece melhor do que nós próprios! É importante que tenham uma posição firme.
Nós não sabemos como vai estar o mercado daqui a 3 ou 5 anos...
Outra coisa, sobre sair de casa para ir estudar fora: concordo plenamente que as pessoas saiam da sua cidade, de casa dos pais e do ambiente a que estão familiarizados.
Tenho esta posição porque foi a minha opção sem dúvida nenhuma, eu queria sair desta terrinha e deste ambiente, ter novos horizontes, independência e responsabilidade. E não podia estar mais contente. O Porto é a cidade perfeita, as pessoas são muito queridas e prestáveis e tem os sítios mais bonitos para passear.
Eu tenho cabeça e sei pensar e não ando por aí a fazer cenas só porque posso. Eu simplesmente não sou assim. Eu moro sozinha e não tenho quem me controle mas sei o que devo ou não fazer.
Sem dúvida que há uma diferença enorme entre quem não sai de casa dos papás e quem sai. Quem sai tem de ganhar responsabilidade para gerir todos os aspetos da sua nova vida. Basicamente as pessoas aprendem que têm de se desenrascar só por elas, e isso é muito bom pois preparam-se para o futuro.
Eu sei que há pessoas que já tentaram ir estudar para fora e deram-se mal. Tinham saudades, deixavam a casa de pernas para o ar e não souberam lidar com o novo estilo de vida. 
Eu sei que ter quem faça tudo por nós torna tudo muito mais simples mas são opções.
Desculpem se fui bruta mas é a minha sincera opinião.
Espero que vos tenha ajudado de alguma maneira e qualquer dúvida ou curiosidade escrevam nos comentários ou mandem-me mensagem que terei todo o gosto em responder. Tudo de bom S2



4 comentários:

  1. Obrigado por partilhares a tua opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, só não quero que levem a mal :)

      Eliminar
  2. Na Suíça podem ir para o curso que querem também não é bem assim. Pode não ser média de secundário mas têm que fazer provas antes de entrar. Ou seja só entras se passares nas provas o que acaba por ser também uma média de uma prova.
    Eu acho que nisso Portugal está bem. Tem de haver um limite de alunos. Ea seleção tinha de ser feita de alguma forma e para mim a média de ao longo de todos estes anos parece-me mais justa que a nota de apenas uma prova de entrada que naquela altura te possa ter corrido mal.
    Isto é só uma opinião, cada um tem a sua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles deixam que todos os alunos possam ir para os cursos que querem, aqui está a diferença. E pelo que sei há espaço para todos!

      Eliminar

Thanks for passing by <3